terça-feira, 2 de agosto de 2011

Enigmas do Corpo: mau hálito

Enigmas do Corpo: mau hálito


Imagine a seguinte situação: você está conversando com um amigo e percebe que ele está com um hálito desagradável! O que você faz? Avisa ou finge que não percebeu?

É uma situação muito delicada, não é mesmo? E quem ajudou o Doutor Antonio a falar sobre o mau hálito foi a atriz Vida Vlatt.

80 a 90% dos casos de mau hálito são causados por uma proliferação de bactérias que se alimentam dos restos de comida acumulados na boca. E muito desses casos podem ser evitados com a higienização.

Esse é um problema muito comum, já que a maioria das pessoas faz a higienização bucal de modo errado.

Na língua, por exemplo, ficam retidos restos de comida e saliva que servem de alimentos para bactérias. O PH ácido da boca e a decomposição dos resíduos alojados na cavidade bucal, formam uma camada esbranquiçada chamada de saburra lingual. Se ficar mais espessa, essa camada também diminui a sensibilidade do paladar.

Mas existem casos considerados mais graves como esofagite, hérnia de hiato, sinusite, diabetes e a gengivite. Pra vocês terem uma ideia, 95% das pessoas já teve ou vai ter gengivite.

A gengiva fica inflamada por causa do acúmulo de bactérias. Consequentemente ela fica irritada e mais propensa a sangramentos.

Toda sujeira acumulada na boca produz enxofre no processo de decomposição. E é isso que causa o mau cheiro.

Quem sofre de mau hálito não consegue sentir o mau cheiro da própria boca. O olfato acaba se acostumando com o odor. Em boa parte dos casos, o cheiro ruim pode ser sentido a uma distância de 30 centímetros.

Por isso, é recomendável visitar o dentista a casa seis meses. Nos consultórios existe um aparelho que consegue medir a quantidade de enxofre na boca do paciente e assim é possível descobrir a intensidade do mau hálito.

Mas na maioria dos casos, você pode resolver o problema limpando direitinho a sua língua.

Para fazer a higienização da língua, você pode usar uma escova com um limpador acoplado ou usar as cerdas da própria escova comum, ou ainda uma gaze. Pode escovar a parte da frente da língua.

Você pode usar também um limpador próprio para línguas, que você encontra em farmácias. Limpe a parte de trás localizada no fundo da boca com o limpador.

O ideal é limpar a língua duas vezes por dia e sempre com movimentos do fundo para frente tomando cuidado para não feri-la.

E não podemos esquecer que o correto é escovar os dentes depois de cada refeição e antes de dormir. Quando estamos dormindo, não deglutimos e produzimos menos saliva. Os microorganismos se acumulam nas regiões inferiores da boca. Por isso acordamos com o conhecido “bafo de onça”.

Ficar com a boca seca nunca é bom, portanto tome bastante água.

Você não precisa usar enxaguante bucal porque se essa solução for usada em grandes quantidades ou por períodos longos, pode causar perda no paladar e manchas no dente.

O que você deve fazer é manter o hábito de limpar a língua, e claro, escovar os dentes e usar o fio dental.


Comentário do Duilio: É fato que a grande mídia - TV - chama bastante a atenção. Muitas pessoas assistiram este programa e andaram comentando. Localizei a matéria está bastante completa. Os vídeos do jornal hoje, logo abaixo, são também, bastante esclarecedores.

Se quizer ir mais a fundo em como fazer uma boa higiene, clique aqui.

Quer ver os alimentos que podem fazer bem ou fazer mau à sua saúde bucal? Clique aqui.

Quer ver a odontologia de uma forma bem humorada? Clique aqui.

Um comentário:

  1. Parabén pelo Post.
    Mais dúvidas sobre o tema de Halitose ou Mau Hálito, visite o site da Associação Brasileira de Halitose - ABHA.
    Lá você pode tirar suas dúvidas, e encontrar profissionais realmente capacitados em tratar a HALITOSE. www.abha.org.br
    Obrigado
    Dr.Marocs Moura
    Presidente da ABHA

    ResponderExcluir